quinta-feira, 25 de março de 2010

Festival Internacional de Teatro de Objetos ( FITO) no Cais do Porto


CAPA

O que ver no Fito

De hoje até domingo, 12 companhias de teatro de objetos vão somar 55 apresentações em quatro salas-teatro montadas no Cais do Porto – bem perto do Pórtico Central –, em Porto Alegre. Todos os espetáculos do Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito) têm entrada franca, embora alguns possam ter limite mínimo de idade. A programação tem início às 15h (hoje e amanhã) e às 16h (sábado e domingo). Cada peça será apresentada mais de uma vez – e o espectador interessado em assisti-las deve pegar seu ingresso na bilheteria de cada sala, meia hora antes do começo de cada espetáculo. As entradas são limitadas a 200 pessoas por sessão nas três salas maiores e a 50 na menor.

Além das peças, haverá performances do Grupo XPTO, de São Paulo, diariamente, entre 16h e 20h (hoje e amanhã) e entre 17h e 21h (sábado e domingo), e show do grupo mineiro Uakti, que transforma objetos em instrumentos de percussão – sábado, às 21h30min, no palco. Confira ao lado as principais atrações do Fito em Porto Alegre. Para ver toda a programação, acesse na internet www.fitofestival.com.br.

O Quarto 26

Apresentado pela Companhia A (França), é encenado só com uma coleção de cartões-postais trancados numa caixa e os desdobramentos das histórias, paisagens e canções associados a cada um deles depois que são retirados, um a um, de seu exílio silencioso. A companhia define a peça como uma série de “pequenos ensaios absurdos e tentativas breves de contar algumas coisas”. Duração: 25 minutos. Classificação: 12 anos.

Local: Sala 4. Sessões: hoje e amanhã (16h40, 18h e 19h20); sábado e domingo (17h40, 19h e 20h20).

A Criação
Um legítimo épico mínimo, no qual, usando apenas palitos de fósforos sobre um cenário montado em uma tábua de passar, o grupo francês La Balestra reencena a história da humanidade, da Criação aos nossos dias. O espetáculo dirigido por Roberto Correa repassa, em 15 minutos e com o trabalho de três atores, as batalhas, as grandezas e os episódios minúsculos da espécie humana. Classificação: Livre.

Local: Sala 4. Sessões: hoje e amanhã (16h, 17h20, 18h40 e 20h); sábado e domingo (17h, 18h20, 19h40 e 21h).

Toc-Toque

Espetáculo da francesa Cie du Petit Monde, evoca a mágica acolhedora do ambiente da cozinha transformando objetos como talheres, copos e eletrodomésticos em instrumentos musicais. “Tocados” pelo músico Jean-Christophe Luçon, transformam a cozinha em uma sala de concerto para melodias extraídas de objetos domésticos já sem uso. Duração: 45 minutos. Classificação: livre.

Local: Sala 1. Sessões: hoje e amanhã (16h e 19h30); sábado e domingo (17h e 20h30).

Zoo Ilógico

Nesta peça do grupo Truks (SP), dois amigos desavisadamente resolvem fazer um piquenique no Jardim Zoológico em um dia em que o local está fechado. Para não perder a viagem, ambos decidem inventar um zoo particular com os objetos que levaram dentro de sua cesta de piquenique, como jarras, frutas, bandejas e a própria toalha. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.

Local: Sala 1. Sessões: hoje e amanhã (17h10 e 18h20); sábado e domingo (18h10 e 19h20).

Klikli

Peça da Companhia belga Gare Central, dirigida por Agnés Limbos, um dos nomes fundamentais do Teatro de Objetos e um dos maiores nomes do teatro europeu para crianças. Klikli narra a história de um garoto um tanto desajustado no mundo e na escola mas que, na solidão de seu quarto, sobre um armário, é o rei de uma cidade mágica habitada pelos objetos que o rodeiam. Duração: 20 minutos. Classificação: livre.

Local: Sala 2. Sessões: hoje e amanhã (19h30 e 20h); sábado (20h30 e 21h).

A Volta ao Mundo em 80 Dias
Peça do grupo argentino Fernan Cardama que bem poderia se chamar A Volta ao Mundo em 43 minutos e 55 segundos. É esse o tempo que o estabanado Passpartout, mordomo do explorador inglês Phineas Fogg, tem para narrar a viagem do mestre pelo globo usando a coleção de brinquedos antigos do patrão. Releitura do clássico de Júlio Verne. Classificação: livre.

Local: Sala 2. Sessões: amanhã (17h10 e 18h20); sábado (18h10 e 19h20).

Entre Dilúvios

Escrito e dirigido por Jaime Santos, este espetáculo revisa passagens bíblicas cruciais, como a Criação, a expulsão do Paraíso, a destruição de Sodoma e a Arca de Noé. Em cena, caixas de cigarro, latas de refrigerantes, frutas, copos e um penico. Duração: 50 minutos. Classificação: adulto.

Local: Sala 3. Sessões: hoje e amanhã (19h30); sábado e domingo (20h30).

Zero Hora ( 26/03/2010)