segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uniforme escolar


  
A maioria das escolas particulares obriga os alunos a usarem o uniforme. Nas  escolas públicas, o uso é opcional. Porém há algumas que optam pelo uso obrigatório.
   Essa semana, comecei a acalorada discussão sobre o uso do uniforme escolar nas escolas públicas onde leciono. E o resultado da enquete é curioso. A metade concorda; os outros, não.
   Mas para apronfudarmos o debate sobre esse assunto polêmico : o uso do uniforme nas escolas públicas,  vamos estudar este fato.
   O uniforme escolar no Brasil foi implantado em 1890, sendo que quem o usava eram os professores ( escolas formativas de professores). Mais tarde, os alunos começaram a utilizá-los. Com o tempo, por volta de 1940 e 1950, o uniforme escolar se tornou obrigatório e com ele, veio a padronização. Creio que até os anos 80 ainda se usava uniforme nas escolas públicas. Digamos que ,nos  anos 90 e 2000, deu-se o fim da obrigatoriedade.
   Se analisarmos outros países, vamos ficar atônitos. Na Argentina, por exemplo, é comum o uso da vestimenta nos colégios públicos e , em alguns ambientes escolares, o professor usa o jaleco. Um caso bem curioso foi do imperador Akiito do Japão e sua esposa que levaram sua filha uniformizada no primeiro dia de aula, sendo que não havia necessidade, uma vez que ele é imperador. Em Dublin e na Europa, onde o nível sócio-econômico das pessoas é elevado, independentemente da criança ou adolescente ( pobre ou rico), todos usam a mesma vestimenta. E isso ocorre em escolas públicas!
    O debate é enorme. Os contra alegam que o aluno perde a liberdade de escolha de roupa, a facilidade de identificar a classe social do aluno, a dificuldade de encontrar as pessoas no pátio, a falta de estilo e é enjoativo, etc. Os que são a favor apóiam porque é um modo de a pessoa não usar roupas novas para ir à escola, a praticidade ( não precisa ficar escolhendo roupa), pode-se sujar à vontade e não há desfile de moda e discriminação com aqueles que não podem comprar  roupas, etc.
  Eu sou a favor, porque eu gosto da praticidade e acredito que a escola é um lugar para ir em busca de conhecimento e não humilhar os colegas ( como já presenciei por parte de alunos com seus colegas) e desfilar. Além disso, o uniforme possibilita uma economia para os pais, ainda que muitos não acreditem ou não queiram. Ou também ,como não sabem se impor com os filhos, aceitam as opiniões dos mesmos. Por isso, sou professor fervoroso a favor do uso uniforme escolar em escola pública.

37 comentários:

Liih Rocker, a Lizandra disse...

O próprio aluno (seja ele criança ou adolescente) tem que saber se colocar no seu lugar, respeitando; e acho que uniforme deveria ser OPCIONAL sempre! Cada qual tem o seu modo se se vestir, eu conocrdo, e só dou apoio, se for numa escola em que os alunos se vestem de forma... vulgar, digamos assim.

Eu não me sentiria bem dentro de um tipo de roupa IGUAL ao de todos ao meu redor, ainda mais: EU perderia o direito de escolha!

Prefiro ver as barriguinhas ridículas de algumas colegas, do que usar um uniforme. Desde que estas não percam o bom senso. Aí, eu viro "soldadinho de chumbo", pelo bem do nosso Brasil!!!

Ana Carolina - 102 disse...

como disse na aula, sou a favor, desde que seja obrigatório, o uso de tudo, calça, camisa, sapato, etc...

Anônimo disse...

Eu sou totalmente favorável ao uso do uniforme, porque tem alunos que acabam abusando... não tem noção de ridículo e vem pra escola com roupas inadequadas. Se todos usássem uniforme, isso não aconteceria.

Conta disse...

Definitivamente o único lado positivo no uniforme escolar, é a praticidade, se levantar de manhã e simplesmente pegar o uniforme (para os mais preguiçosos até dormir com o mesmo é uma boa medida).

Porém, eu não acho válido o argumento a respeito da descriminação dos alunos pela sua roupa ou forma de se vestir.
Isso realmente ocorre, mas é preciso entender que a escola será como uma preparação para a vida de qualquer um, o jovem principalmente, precisa entender, que o mundo não será uniformizado; existirá gente melhor e pior do que ele, sendo todos iguais ou não, o mundo é assim, nossas redes sociais nos preparam diariamente para isso.

Creio que só concordaria com o uso do uniforme, no momento em que a forma de se vestir dos alunos de uma escola exija isso. Então como disse a Liih Rocker, eu viro "soldadinho de chumbo" na mesma hora.

Unknown disse...

Discordo da parte em que "os contra" alegam que não usar o uniforme facilita a identificação da classe social do aluno, porque haveria discriminação com alguém que não tem tantas condições. Usando o uniforme, estaremos na igualdade com todos.

O texto proporciona um grande debate, mostrando vários pontos contra e a favor do uso do uniforme.

Na minha opinião, cabe a conscientização de cada um para não haver discriminação nem "desfile de moda".

Lara Flores disse...

O texto trata de um assunto muito importante e polêmico. Percebi, em minha leitura, que o escritor se contradiz e, assim, passa a ser complexo de entender se o escritor é realmente contra ou a favor ao do uniforme completo. Suponho que, em seu texto, ele queira passar aos leitores o ponto de vista contra e a favor dos estudantes.
Em minha opinião, o uso do uniforme deveria ser obrigatório somente em saídas escolares, para a segurança dos alunos e para sua identificação. No ambiente escolar, acredito que não seja necessário, pelo fato de alguns alunos não possuírem somente um conjunto de uniforme, o que dificulta o uso diário.

Cassiano disse...

Eu uso o uniforme sempre que eu posso.
Mas tambem não sou muito a favor de uso de uniforme, porque com o dinheiro que eu gasto comprando o uniforme eu poderia compra outra roupa pro dia a dia, com o uniforme eu só vou até as escola mas sair com ele nem pensar com uma outra roupa posso ir em outros lugares.

Unknown disse...

O autor é a favor sobre o uso do uniforme. No texto, ele colocou a opinião de pessoas que são contra o uso do uniforme nessa frase: “Os contra alegam que o aluno perde a liberdade de escolha de roupa, a facilidade de identificar a classe social do aluno...”. Mas eles se contradizem, pois com o uso do uniforme, não há como identificar a classe social do aluno.

Concordo com o autor que a escola não é lugar de desfile. Mas, não sou totalmente a favor o uso do uniforme. O autor pensou que o uniforme é uma economia para os pais. Eu discordo. Porque ninguém vai usar o uniforme quando vai sair com amigos. Com isso, o aluno compra mais roupa, então não acaba sendo uma economia para os pais.

Minha escola mudou o uniforme. Agora ele está mais bonito, mas nem todos vão conseguir comprá-lo. Com isso, na escola terá alunos com o uniforme novo e outros com o velho. Então, o uniforme não se torna uma igualdade.

Cristine disse...

O uniforme escolar é um meio de igualdade entre os alunos. Penso que em uma escola que o uso é obrigatório, diminuem os preconceitos, as brincadeiras de mal gosto, aumenta a praticidade etc.
Porém quando o uso obrigatório se torna frustrante, é negativo aos alunos, podendo ser prejudicial aos estudos, por poder ocasionar entre alunos e escola.

Fernando Fritsch disse...

Concordo que o uso do uniforme deveria ser obrigatorio em todas as escolas, particulares ou da rede publica, pois isso deixaria uma impreção de ser uma rede de ensino responsavel. Os uniformes não são tao caros como as roupas de marca que os alunos iriam usar.

Taiane Sofia disse...

Acho importante o uso do uniforme, pois é uma forma de estabelecer igualdade entre os alunos.Além do mais, há muitos alunos que vão para a escola fazer desfile de moda,senda que muitos não tem condição de comprar tênis,calças,casacos de marca e acabam sendo desprezados.Muitas pessoas falam que estão perdendo a liberdade pelo fato de estarem usando o uniforme, eu não acho que é perder liberdade e sim ganhar igualdade e organização.

Taiane Sofia disse...

Acho importante o uso do uniforme, pois é uma forma de estabelecer igualdade entre os alunos.Além do mais, há muitos alunos que vão para a escola fazer desfile de moda,senda que muitos não tem condição de comprar tênis,calças,casacos de marca e acabam sendo desprezados.Muitas pessoas falam que estão perdendo a liberdade pelo fato de estarem usando o uniforme, eu não acho que é perder liberdade e sim ganhar igualdade e organização.

Taiane Sofia disse...

Acho importante o uso do uniforme, pois é uma forma de estabelecer igualdade entre os alunos.Além do mais, há muitos alunos que vão para a escola fazer desfile de moda,senda que muitos não tem condição de comprar tênis,calças,casacos de marca e acabam sendo desprezados.Muitas pessoas falam que estão perdendo a liberdade pelo fato de estarem usando o uniforme, eu não acho que é perder liberdade e sim ganhar igualdade e organização.

Taiane disse...

Acho importante o uso do uniforme, pois é uma forma de estabelecer igualdade entre os alunos.Além do mais, há muitos alunos que vão para a escola fazer desfile de moda,senda que muitos não tem condição de comprar tênis,calças,casacos de marca e acabam sendo desprezados.Muitas pessoas falam que estão perdendo a liberdade pelo fato de estarem usando o uniforme, eu não acho que é perder liberdade e sim ganhar igualdade e organização.

Unknown disse...

Bom, primeiramente concordo com o uso do uniforme, mas acho que o texto do professor jj, O Uniforme Escolar, está confuso, pois uma hora diz que é a favor citando"O uniforme é muito importante, com ele vem a padronização" e outra hora escreve que é contra citando"vira um desfile de moda..."
Sou a favor do uniforme, pois todos os alunos ficam iguais, não há diferença e também não há como perceber a classe social dos alunos.

Carin Fernanda disse...

O uso do uniforme nas escolas tem suas vantagens e suas desvantagens.
Concordei com as vantagens de usar o uniforme nas escolas: igualdade e praticidade, porém há alunos que não tem condições de comprar o uniforme.
Por outro lado, nas escolas que não tem como obrigatório o uso do uniforme, existe muito preconceito dos alunos de classes sociais mais mais altas para com os alunos que são de classes sociais baixas e médias. A partir daí, a escola vira, em vez de um local de estudo, um desfile de moda e local de humilhação entre colegas.una

Unknown disse...

Concordo com o uso do uniforme. É fundamental em uma escola porque ela fica reconhecida e tem uma propagação entre os alunos.
Embora o texto citar que uns são a favor e outros são contras o uso do uniforme escolar,pois há uns pais que no primeiro dia de aula levam seus filhos sem saber se vai ser obrigatória o uso do uniforme.

Tatiane F. Fazan... disse...

O autor diz que é totalmente favoravél ao uso do uniforme nas escolas.Minha posição é de que o uso do uniforme deveria ser obrigatório, pelo menos a camiseta, para a escola manter uma uniformidade e também para não ocorrer diferenciação de classes. E os alunos que estão no 3º ano do Ensino Médio, se adquirem uniforme novamente, poderiam doar o seu uniforme (se estivesse em bom estado) para pessoas que não conseguissem adquirir um novo.

Isaac disse...

Eu concordo com o professor J.J. O uso do uniforme cria uma padronização na escola, sem haver uma diferença social, alem de dixar a escola mais apresentável.
Mas, a escola deveria deixar o uniforme em um preço acessível para todos poderem adquiri-lo.

Anônimo disse...

Gustavo Godoi disse...

Eu concordo com o professor jj do uso do uniforme.
Ele, com certeza, é fundamental em uma escola, pois, garante mais reconhecimento e uma padronização entre os alunos.

O uniforme é utilizado para que o aluno se indentifique com a escola de um modo que os dois, juntos, se complemetem como um "ato fraternal" de pais e filhos.

Ele garante conforto, facilidade de aprendizagem e possibilita uma economia no bolso dos pais, mas nem todos acreditam nisso.

Sabrina disse...

Eu sou a favor do uso do uniforme escolar, pois escola não é desfile de moda. O uso do mesmo traz a igualdade a todos, sem discriminação.
Há uma frase no texto que o autor relata" eu sou a favor, porque eu gosto da praticidade e acredito que a escola é um lugar para ir em busca de conhecimento e não humilhar os colegas". Sou completamente a favor dessa frase, pois concordo com o que o autor relatou. Uma vez que quando há igualdade não há humilhação.

Guilherme Gottschalk disse...

Acho que o uso de uniforme nas escolas deveria ser opcional, já que tem suas vantagens e suas desvantagens. Por exemplo, as crianças pobres não possuem dinheiro para comprar uniforme, pois a maioria das roupas dessas crianças foram doadas. Por outro lado, o uniforme dá uma sensção de igualdade. Cada escola deve estudar as condições de seus alunos para decidir se será ou não obrigatório o uso de uniforme em sua escola.

Kátia Arend disse...

Concordo com o uso obrigatório do uniforme escolar. Muitas pessoas reclamam que o mesmo é caro, mas ao mesmo tempo, compram roupas de marca que são mais caras ainda.
Mas, cada pessoa tem a sua opinião sobre esse assunto e não podemos criticar ninguém por isso.
O texto que o autor escreveu está muito bom, principalmente quando ele cita que deveria ser obrigatório o uniforme nas escolas públicas.

Kátia disse...

Concordo com o uso obrigatório do uniforme escolar. Muitas pessoas reclamam que o mesmo é caro, mas ao mesmo tempo, compram roupas de marca que são mais caras ainda.
Mas, cada pessoa tem a sua opinião sobre esse assunto e não podemos criticar ninguém por isso.
O texto que o autor escreveu está muito bom, principalmente quando ele cita que deveria ser obrigatório o uniforme nas escolas públicas.

Camila Noer disse...

Sou totalmente favorável ao uso do uniforme pelo fato de haver uma padronização entre os alunos. Mas, como retrata o texto, também há pontos desfavoráveis, como o alto custo do mesmo em algumas escolas.
Achei interessante o modo como o autor trouxe as opiniões alheias, tanto a favor como contra o uso do uniforme.

Bruno Carvalho disse...

Concordo com o uso obrigatório do uniforme porque não diferencia as classes sociais, assim ninguém é menosprezadp por sua classe social. Diferentes estilos de roupa mostram o seu jeito de ser, mas não caráter.
Ao usar o uniforme, os alunos obtêm mais segurança no colégio. Assim, traficantes ficam impedidos de entrarem no colégio.

Liciane Dhein disse...

Acho que o autor colocou muito bem as opiniões sobre o uso do uniforme. No decorrer do texto, encontrei frases que estavam escritas contra e a favor.
Gostei muito da frase"com o uso do uniforme todos os alunos ficariam padronizados".
Ele posicionou que se todos os alunos usarem o uniforme ficaram iguais, não seria um desfile de moda e ninguem zombaria de ninguem.

Fernanda disse...

Como estudante, concordo com o professor J.J na parte em que o mesmo diz que o uniforme escolar é prático, pois não é necessário ficar escolhendo roupa. Mas, também considero os argumentos contra válidos, porque como o uniforme escolar oferece padronização aos alunos, há dificuldade de ancontrar as pessoas. Os contra também alegam o fato do uniforme se tornar enjoativo com o passar do tempo.
Mas, não desconsidero o fato que o uniforme realmente é bom, pois com ele a identificação da classe social do aluno não é de fácil percepção, também oferece segurança para a escola, evitando a entrada de desconhecidos.
Eu sou a favor do uso do uniforme escolar, ambora concorde com alguns argumentos daqueles que não possuem a mesma opinião que eu.

Nikolas Bratz disse...

Meus colegas, a professora e eu discutimos seu texto em aula.
Um aluno que usa uniforme junto com os demais colegas, faz com que ocorra uma identificação geral de todos os alunos da escola.
Eu sou a favor do uso de uniforme escolar por motivos de praticidade na hora de escolher a roupa e na identificação.

Ronaldo Vrielink disse...

Uniforme

O texto é bom para refletir pois toca em varios pontos que a escola sem uniforme vira esculhanbação.
E a escola com uniforme acaba com uniforme acaba provocando um a desigualdade por algumas pessoas não poderem comprar o uniforme.
Por isso a minha opinião é que a escola deve ter o uniforme mas fornecer ajuda aos nessecitados.
obrigado pela atenção.

Jonas disse...

Sou contra o uso do uniforme escolar, pois seria muito monotono todos os alunos com a mesma roupa além de muita gente não ter condições de comprar mais que uma peça do uniforme e ter que vir todos os dias com a mesma camisa.

Tainara Arnold disse...

Eu sou contra ao uniforme escolar,porque cada um tem seu estilo.há pais que não têm condições de pagar o uniforme para os filhos.

Vagner Franco disse...

Eu sou a favor ao uso do uniforme escolar pq meu grande sonho senpre foi estudar em um lugar onde todos usassem roupas iguais.eu usaria meu uniforme atè para ir a festas.

enfermagem disse...

Eu sou a favor do uso do uniforme pois assim os alunos da escola que optar pelo uso do uniforme estará todos com vestimenta igual,contribuindo para a igualdade entre os alunos a até menos diminuindo o bullyng em certos pontos que ocorrem em prol da roupa que esta sendo usada pelo colega .
Felipe Helwanger .
Campo Bom RS

juninho disse...

sou contra ao uso dop uniforme em escolas publicas,pois tem pessoas que nao tem condiçoes financeiras de compra-los,e tambem por ter varias pessoas com a mesma roupa,podendo criar mais confusoes do que quando cada um compra suas roupas,assim naum fika enjoativo e podendo ser utilizadas as roupas novas que nunca sae da moda e que acabam fikando dentro dos armarios

gleisse e pamela disse...

eu sou a favor do uso do uniforme porque não haverá competição de roupas dentro das escolas,sem aquele desfile de moda,não viemos para a escola para competir e sim para tentar um futuro melhor.
além disso acabaria com o problema de se usar roupas vulgares e inadequadas.

Anônimo disse...

A não me venha com essas desculpinhas
pra lá de peculiares,meu, onde se viu ter que pagar um absurdo pelo meu uniforme além de ser ridículo seu uso é obrigatório "Quero que essas redes publicas escolares vão a pqp"(desculpe pelo termo).
Creio que para ser obrigatório seu uso, a escola tem sim que doa-lo.
Agora uma pessoa que faz direito contradizer leis, mais uma vez desculpe pelo termo "Mas só pode ser burra" :s (não divulgarei esse caso).
Apesar de todos os fatos serem realistas a respeito do uso do mesmo, ei, qual seria a lógica de ter que gastar pelo meu uniforme se a própria escola diz:
-E.E. ...... Rede Publica.
Então antes de abrir a boca você tem que ter certeza do que está falando, pois existe lei que prova o que eu estou dizendo.