segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Não se fume

 Eu estava assistindo às propagandas da TV ULBRA, e de repente começou a campanha não se fume que é muito criativa. Então me lembrei da minha infância e  queria fumar um cigarro. À medida que eu via os comerciais de cigarro, os meus primos mais velhos e o meu ídolo Elvis Presley (ele já era morto quando era criança, mas eu via os filmes dele)  fumando, mais ganas de fumar eu tinha. Achava extremamente sexy e maduro fumar. Eu,com sete anos, resolvi pedir pra minha mãe me dar um cigarro.Imaginem o que uma mãe faria se o filho de sete anos pedisse um cigarro. Algumas conversariam, outras dariam risadas e outras até poderiam bater nas crianças. Todavia a reação da minha mãe foi surpreendente, ela disse que me deixaria fumar. Eu fiquei muito feliz na hora e não me continha de tanta emoção. E a minha mãe se segurava para não rir. Então ela mandou minha irmã ir correndo buscar um charuto para mim no armazém. Quando a mana chegou, ela deu o charuto para minha mãe que o acendeu e mandou eu tragar. Eu não me recordo muito bem, só lembro que tossi uma barbaridade e parece que saía fumaça pelos olhos, nariz e se duvidar do ouvido. Depois disso, na adolescência, tentei fumar, porém a vontade já tinha  sumido.
    Já na fase adulta, meu terceiro encontro com o Cigarro  não foi legal. Ainda que a minha mãe não quisesse que eu fumasse, ela fumava muito infelizmente. E à medida que as dificuldades e os problemas aumentavam, mais carteiras de Cigarro ela comprava. Só que esse não era só o problema, além disso ela tinha asma e bronquite. E a sua saúde foi se agravando. Em uma das voltas do hospital, a notícia triste. Seu pulmão estava com enfisema pulmonar, e se não parasse de fumar, o quadro clínico agravaria. No começo fiz uma campanha familiar para que todos não oferecessem Cigarro a ela. Entretanto, alguns escondidos davam pra ela e como já estava viciada, não conseguia ficar muito tempo, pois ela tremia muito. E tudo piorou. E aos 20 anos, eu perdia a pessoa que mais me amou no mundo. Eu perdi a luta para o Cigarro. Mas ela sabe que o nosso amor nunca acabou e nunca acabará. E ela sabe donde ela está que sou o inimigo número 1 do Cigarro. Sim, acho que vocês observaram que o pus com letra maiúscula, porque ele é um ente. Uma pessoa do mal. Por isso, expus um pouco da minha vida, por dois motivos: um para amarem os pais de vocês, porque o tempo é curto aqui ,e o outro como um alerta contra o Cigarro. Por isso, não se fume!

P.S.: Parabéns àqueles que aprovaram a lei que bane o uso de cigarro e derivados de tabaco em ambientes de uso coletivos - públicos e privados - e de fumarem em lugares públicos e fechados .Porque é fogo beijar alguém que fuma ou chegar em casa com cheiro de fumaça no corpo e na roupa Agora vejam a campanha da Pop Rock: http://www.youtube.com/watch?v=jHhwcATE2w0

Nenhum comentário: