terça-feira, 10 de novembro de 2009

Confesso que Capitu

Mais um espetáculo gratuito para assistirem, gurizada! Essa peça está no projeto da 55ª Feira do Livro de PoA e será apresentada nesta quinta-feira ( 12/11) às 20h no Armazém do Cais B. 




Sinopse   
 
                                                           Século XXI. Uma mulher procura desvendar o desejo. Sozinha, diante de um computador busca identificar seus anseios. Na teia virtual, entre mitos femininos e histórias de deusas, encontra os olhos oblíquos e dissimulados da mais enigmática personagem da Literatura Brasileira. Capitolina, o signo máximo da mulher desejada, fascina a narradora, que transpõe à sua própria vida o desafio de ser Capitu.
As mulheres se encontram e enredam o público em seu íntimo com sensualidade e graça. Juntos, a narradora e sua parafernália eletrônica, Capitu e os seus, saídos da obra Dom Casmurro, e os espectadores, precisam se desenredar das histórias igualmente entrelaçadas, ultrapassando a dissecada questão da infidelidade da obra, e transformando a ação em uma confissão de sensações.
Essas múltiplas mulheres são construídas pela atriz Elisa Lucas, orientada pelo ator e diretor Roberto Birindelli, também um multiplicador de Personas en Il Primo Miraculo.
O espetáculo é o resultado de uma pesquisa em torno do processo de construção dramatúrgica do ator a partir da transposição cênica de uma personagem literária. Essa construção teve como alicerce o convite da atriz ao espectador para que ele embarque em seu imaginário, instaurando uma relação de intimidade mútua entre artista e público.
Concepção  
Atando as Pontas da Vida...
Partindo da metáfora proposta pelo romance, onde Bento  Santiago escreve a obra para atar as duas pontas da vida, as ações de Capitu foram construídas a partir de fios, representando essas pontas, as tramas da vida da personagem, que envolvem visualmente o imaginário do espectador. Para tanto, parte do cenário é composta de fios, que são transformados no espaço cênico.
No monólogo, a atriz se reveza entre Narradora e Capitu, realizando diferentes modulações de energia, focos corporais e vibrações para diferenciar as duas personagens e enfatizar os cinco momentos de Capitu: infância, adolescência, maturidade, maternidade e velhice.
A encenação é construída com recursos simples. No cenário, além dos fios, uma mesa e um computador. Nos figurinos, peças de vestuário feminino que caracterizam momentos de vidas das personagens.
(voltar ao topo)
Ficha Técnica  
Atuação: Elisa Lucas
Direção: Roberto Birindelli
Dramaturgia: Elisa Lucas e Roberto Birindelli
Seleção de Trilha Sonora: Roberto Birindelli
Iluminação: Jessé Oliveira e Carol Zimer
Projeto Gráfico: Gabriela Mühlbach e Israel de Castro
Fotos: Myra Gonçalves, Nilton Filho.


Extraído do site: http://www.elisalucas.com.br/brasil/textos/index.php?id=2028

Nenhum comentário: