terça-feira, 10 de novembro de 2009

Bolo de chocolate - 20 anos

Resolvi compartilhar com vocês a minha receita secreta de bolo de chocolate. Eu aprendi a fazê-lo quando eu tinha 13 anos nas aulas de Técnicas Domésticas. É isso mesmo, técnicas...Antigamente no ensino fundamental se tinhas quatro técnicas: domésticas, agrícolas, industriais e comerciais. Só não aprendi a industrial; o resto,sim. Vamos ver como se faz este meu bolo que muitos acham que é de caixinha? Aí vão os ingredientes e algumas dicas importantes.

Ingredientes

4 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó ( eu uso Nescau. Cuidado com o Umbu, ele abatuma o bolo)
1 xícara de leite
1 xícara de óleo ou 4 colheres de sopa de margarina
4 ovos ( separe as gemas das claras)
fermento em pó ( uso o  monopol ou duas colheres do )
1 cx de creme de leite
3 colheres de chocolate em pó

Modo de fazer:

Misture a farinha, o açúcar, o chocolate, o leite , as gemas e o óleo. Vá batendo todos. Depois deixe a massa descansar um pouco e comece a bater as claras. O segredo para o bolo ficar fofinho é bater as claras e depois misturar com a massa. Depois de a massa ficar meio mole, coloque o fermente ,e assim que começar a soltar bolinhas, o bolo está pronto.
Dicas: Caso você queira o bolo mais escuro, ou seja, uma nega maluca, substitua uma xícara de açúcar por uma de chocolate em pó. E se a massa ficar meio dura para bater ou mexer, coloque meia xícara de leite. Caso não mude muito, coloque mais meia xícara.
Não esquecer de untar a forma do bolo. Eu, por exemplo, tenho a forma de coração que está aí na foto. Se você não tem, não há problemas! E vocês não vão me perguntar o que fazer com o creme de leite e o chocolate em pó? É simples. Leve-os ao fogo e depois de aquecido e meio escuro, cubra o bolo. Quem fizer me diz o que os pais e amigos acharam da receita. Todos ,quando eu faço, adoram . Sucesso para quem fizer.

  

Um comentário:

Ana Carolina - 102 disse...

vixi sor, eu tenho um problema com bolos de chocolate, nem eu nem a minha mãe conseguimos fazer... sl, a gnt sempre segue direitinho mas dá errado...
dai a gnt apela a fazer bolo de cenoura com cobertura de chocolate, bolo de milho, etc...
vamos ver se tomo coragem pra fazer, se fizer t digo depois!